segunda-feira, 5 de julho de 2010

PARTILHAR OU COMPARTILHAR?






Nesta semana quero conversar sobre partilhar e compartilhar. Não pretendo fazer um estudo etimológico das palavras, principalmente, porque não sou estudiosa desta área. Quero refletir sobre nossa caminhada a dois: estamos partilhando ou compartilhando?



Como partilhar vamos usar o significado que o dicionário apresenta como ato de dividir em partes ou porções. Está em moda este verbo. Até um filme foi feito com o nome “A partilha”. Muitos casais inicialmente se unem para partilhar. Dividem o mesmo teto, dividem as contas a pagar, dividem seu tempo, dividem os filhos, os parentes, etc...



As pessoas partilham o mesmo teto, mas não compartilham seus sonhos. Partilham os filhos, mas não compartilham a vida. Partilham as contas a pagar, mas não compartilham as dívidas e lucros. Partilham seu tempo, mas não compartilham suas almas.



Quando falo em compartilhar estou pensando na definição de “ter ou tomar parte em; participar de; compartir, quinhoar: compartilhar as desgraças alheias” (dicionário online de português). Compartilhar implica em fazer parte de algo que não pertence somente a mim. Olhar para o outro e permitir que faça parte de meus sonhos, ansiedades, mas também querer fazer parte da vida do outro.



Deus nos ensina, quando compartilha conosco seu maior tesouro: seu próprio filho. Jesus decide compartilhar conosco quando se torna gente como eu e você. Em Hebreus 4:15, o autor no diz que Ele se fez como nós e por isso se compadece de nós: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.”



Compartilhar exige tempo, disposição e ações práticas. Por exemplo, para compartilhar através da intimidade sexual é preciso ter intimidade de alma, intelecto e emoção. Não somente dividir a cama, mas investir no coração do outro, no romantismo, no toque físico durante o dia, no abraço, no beijo na boca.



Participar com outro das alegrias, mas também das tristezas. Na falta do emprego estar junto, animar, dar um ombro amigo. Na promoção, alegrar-se, vibrar, valorizar.



Compartilhar o dinheiro que sobrou através de um presente, de um mimo. Compartilhar a falta do dinheiro através de algo que você saiba fazer, como um bolo, um cartão, etc..



Compartilhar nosso tempo. Desligar a televisão um pouco para conversar com outro. Fazer coisas juntos, assistir um filme, caminhar juntos, jogar um jogo, comer uma pizza, ou mesmo ficar em silêncio fazendo cafuné....



Compartilhar nossos pensamentos e emoções. Dialogar. Falar e ouvir o outro.



“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros”. Isso é compartilhar!!!



E você, tem partilhado sua vida ou compartilhado?



Hoje é tempo de compartilhar...



9 comentários:

  1. Amada, os seus textos têm sido para mim algo para reflexão e mudanças... Agradeço todos os dias ao SEnhor por tê-la colocado em minha vida para me abençoar tão grandemente assim... Obrigada!!! Que o senhor continue a usar sempre... nas alegrias e nas tristezas... rsrsrs Gde bju!!!

    ResponderExcluir
  2. Gi, obrigada. Deus nos desafia a amar e Ele é nosso exemplo maior de amor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lídia querida!! Agradeço ao nosso Deus pela sua existência, por ser bênção na vida de tantas pessoas e parabéns pelo blog. Tenho lido suas postagens e tenho gostado muito. Estou com saudades.....Lembrei de vc no dia 05, mas não deu para ligar. Você é muito querida e especial e neste momento estou compartilhando a minha alegria em te conhecer . Deus a abençoe!!!! Bj Lívia D T Bergamaschi

    ResponderExcluir
  4. Há alguns dias o whatsap, passou a exibir a palavra partilhar, quando alguém nos envia uma vídeo, ou uma mensagem, em vez de compartilhar, vi que está errado, porque conheço o sentido das duas palavas, mas resolvi pesquisar. E em todos os esclarecimentos a explicação é exatamente igual a sua, mas com a diferença que a sua explica com uma clareza fantástica para qualquer leigo. Parabéns pela facilidade transmitir conhecimentos.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por essa bela reflexão. Você faz a diferença. Pode ter certeza. Precisamos de mais pessoas como você nesse mundão de meu Deus. Gostaria de compartilhar no meu perfil do Facebook. Posso?
    Grande beijo
    😘

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por essa bela reflexão. Você faz a diferença. Pode ter certeza. Precisamos de mais pessoas como você nesse mundão de meu Deus. Gostaria de compartilhar no meu perfil do Facebook. Posso?
    Grande beijo
    😘

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por essa bela reflexão. Você faz a diferença. Pode ter certeza. Precisamos de mais pessoas como você nesse mundão de meu Deus. Gostaria de compartilhar no meu perfil do Facebook. Posso?
    Grande beijo
    😘

    ResponderExcluir
  8. O texto é demais relevante e bastante reflexivo sobre os conceitos de partilhar e compartilhar. Quando aprendemos sobre os conceitos, entendemos mais sobre os nossos juízos de valor e no que acreditamos.
    O Senhor Jesus é a verdade que liberta a mente da escuridão.

    ResponderExcluir