segunda-feira, 21 de junho de 2010

A FELICIDADE NÃO É O CAMINHO PARA SER FELIZ

Em minha caminhada a dois, com meu esposo, e também em nosso trabalho com casais, tenho pensado e ouvido muito sobre ser feliz. Já ouvimos várias pessoas justificando sua separação conjugal em nome de ser feliz, afinal o ser humano tem direito a felicidade! Por isso decidi conversar com vocês sobre felicidade, ou melhor, sobre ser feliz.
Um dia desses, vendo o filme "Onde moram os monstros" ouvi uma frase mais ou menos assim: "A felicidade nem sempre é o melhor caminho para ser feliz". Como? Não será a felicidade o único caminho possível para ser feliz?
Para pensar sobre isso precisamos pensar primeiro sobre o que é felicidade? Segundo o dicionário, felicidade é "qualidade ou estado de quem está ou é feliz" (AULETE, caldas. Dicionário Aulete da língua portuguesa. 2008) . Interessante, o filme tem razão! Como esperar que a felicidade nos leve a sermos felizes se é uma qualidade ou estado de ser que é consequência de sermos felizes? Não é o caminho para ser feliz, mas é o que sentimos ou vivenciamos quando estamos felizes.
Mas se a felicidade não é o caminho para ser feliz, qual será o caminho?
Às vezes, achamos que nossa felicidade é conquistada pelo "ter". Como indivíduos socialmente influenciados, e que vivem numa sociedade capitalista, pensamos que quando tivermos coisas, bens, posições sociais, etc, conseguiremos alcançar o estado de ser feliz. Mas basta olhar tantos exemplos ao nosso redor, na mídia, na política, para constatar que o dinheiro, a fama, o reconhecimento social, não compram o "ser feliz".
Alguns não conseguem o ter. Mas, então pensam que o reconhecimento pode fazê-los felizes. Buscam conhecimento, estudam, publicam sua ideias e encontram o prazer em aprender e conhecer. Mas somente isso não os tornam felizes, pois quanto mais estudam comprovam o que diz o filósofo Sócrates, "só sei que não sei".
Muitos outros caminhos para sermos felizes nos são propostos, como corpo perfeito, beleza, vida social, saúde, mas quero fazer uma reflexão sobre a busca em ser feliz através do relacionamento amoroso com outra pessoa.
Quem nunca iniciou um relacionamento em busca de ser feliz? Esperamos que o outro nos supra, que nos dê aquilo que não temos, que traga para a relação a possibilidade de sermos felizes. Você já sentiu isso? Eu já. O sentimento que surge quando somos atraídos por outro vem, muitas vezes, acompanhado da expectativa de que o outro nos faça feliz.
E muitas vezes, durante um tempo, a felicidade dos momentos juntos parece que será o caminho para sermos felizes. Assim, comprometemo-nos e firmamos alianças. Mas chega o momento quando o outro não consegue esta façanha, então o caminho mais fácil é deixar o outro e reiniciar o ciclo desta busca.
Quero terminar com seguinte reflexão: ser feliz não é um estado que seja determinado por circunstâncias, posses ou pessoas, pois tudo isso é externo a nós!
Ser feliz é possível quando este estado é gerado em nosso interior. Muitas vezes é gerado não através da felicidade, mas da dor, da introspecção, do abrir mão do orgulho, da renúncia à felicidade. Paradoxo? Ser feliz renunciando à felicidade?
O grande apóstolo Paulo, nos dá seu exemplo de vida quando fala que passou fome, mas também abundância; esteve só, mas também foi socorrido quando precisou; teve alta instrução intelectual, mas também considerou isso como nada; sentiu-se humilhado e outros momentos honrado, mas nada disso foi o que o fez feliz. Em seu livro que trata da alegria, carta aos Filipenses, ele nos dá a receita: "Aprendi a viver feliz (minha interpretação de contente) em qualquer situação [...] Tudo posso naquele que me fortalece." Fil. 4:11-13. Aquele que fortalecia Paulo foi quem o encontrou no caminho de Damasco: Jesus Cristo.
Eis o único e verdadeiro caminho para sermos felizes: Jesus Cristo!
Santo Agostinho declara que "Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti." O ser feliz só é possível ao ser humano quando encontra o descanso na relação com Deus e, consequentemente, consigo.
O caminho, portanto, é encontrar-se com Jesus e permitir que Ele te faça feliz de dentro para fora. Talvez as circunstâncias não mudem, seu cônjuge não melhore, você continue sem dinheiro, sem saúde, aprendendo a viver com suas deficiências e a dos outros, mas será feliz porque seu coração descansa naquele que não muda e é o único que te pode fazer feliz.
Seja feliz!!!


reflexão: "Não termine seu casamento, convide Jesus para te fazer feliz neste casamento"

6 comentários:

  1. Lidia

    amo vc....Deus te abençoe e continue te fazendo benção pra todos como é para mim

    bjs
    vanessa Jorge

    ResponderExcluir
  2. Lidia, poderia conversar individualmente por telefone ou skype, mas como o convite é para um espaço discussão, vamos lá....rs...Para mim você pontua adequadamente quando fala do sermos "influenciados", e ainda para mim hoje envolve inclusive o sermos "construidos", mas não seria a felicidade também um produto de consumo também desta mesma sociedade? Não que eu seja contra a felicidade ou não queira ser feliz, mas seria possível ser feliz aqui e agora? Na verdade o que é felicidade? Não sei se Paulo fala de felicidade quando diz contente: minha leitura é que ele fala mais de paz do que de felicidade...Como se diz na academia, esta não é uma provocação para a Lidia, mas para todos nós...rs...

    ResponderExcluir
  3. usuário MCO? fiz alguma coisa errada...rs...postagem de Jones

    ResponderExcluir
  4. Jones, por isso que afirmo que a felicidade não é o caminho para ser feliz. Ser feliz para mim é basicamente estar em paz com Deus e consigo mesmo, ainda que em meio a tempestade. Sendo este um estado interior que não depende das circustâncias então tb não é um produto de consumo pois não pode ser comprada, negociada ou conquistada com um casamento, por exemplo.

    ResponderExcluir
  5. Lídia, obrigada por compartilhar conosco da sua experiência com Deus. Tô aqui esperando mais textos, e encaminhando para amigos o link do blog. Bjão, Deus te abençoe mto!

    ResponderExcluir
  6. lidia louvo a Deus pela sua vida pois independente das situações e circunstancias vc se permite ser usada nas mãos de Deus como o vaso nas mãos do Oleiro. Continue nos abençoando com suas palavras, fruto de uma comunhão e intimidade com o Pai! bjuuus e to sempre orando por vc!

    ResponderExcluir