domingo, 7 de novembro de 2010

RECONSTRUINDO PONTES

No último feriado, eu e Elcio fizemos uma viagem maravilhosa para Foz do Iguaçu. Depois de 18 anos viajamos sem os filhos. Sentimos muito sua falta, mas também curtimos este tempo sozinhos.

Mas o que queria conversar hoje é sobre o que vimos nas Cataratas. Para mim foi de grande emoção ver a beleza da natureza, sua força, seu equilíbrio. Senti a glória de Deus manifestada naquele ambiente natural.


No lado da Argentina, quando estávamos andando pela passarela algo chamou minha atenção e do Elcio. Para chegarmos à Cataratas, especificamente na Garganta do diabo (que de diabo não tem nada), tem uma longa passarela que leva da terra para as cataratas. No caminho verificamos que havia uma construção de outra passarela destruída. Havia uma placa dizendo que esta passarela havia sido inundada e, consequentemente, destruída em 1992, pela força das águas.

Isso me impressionou. Fiquei pensando que nos relacionamentos também é assim. Pontes e passarelas são quebradas. As inundações na vida vem de todos os lados: desemprego, doença, menopausa, problemas familiares, diferenças de temperamento, infidelidade, etc.

Observamos nas cataratas, que mesmo as passarelas tendo estruturas grandes e aparentemente fortes, não resistiram à força das águas. Temos visto que isso também acontece no casamento. Não existe casamento imune à tempestade. Jesus um dia contou uma parábola sobre construtores de casa, um construiu na areia outro nas pedras. Ele disse que a chuva e a tempestade chegaram para as duas casas.

Então não existe para onde correr? Estamos fadados às pontes quebradas?

Não! O que vimos nas Cataratas foi uma nova passarela. O interessante é que esta nova não era paralela à antiga. Foi escolhido um novo caminho para ela, além disso ela não está na mesma altura da antiga. Foi um novo projeto.

Acho que podemos aprender alguma coisa com isso. Pontes e passarelas podem ser reconstruídas!!! Mesmo as pontes dos relacionamentos. Isso dá trabalho, exige novos projetos, novas estratégias, mas é possível! Vamos ver algumas lições deste projeto.

Primeiramente, é necessário esquecer a antiga passarela. Não adianta querer que o que foi destruído seja usado novamente. O que isso significa na realidade? É necessário PERDOAR. Perdão é uma decisão. Eu decido perdoar e deixar a antiga ponte!! A antiga ponte só serve para nos lembrar que devemos estar cuidando da estrutura, da manutenção senão ela desmorona. Perdoar é decidir construir outro caminho para o relacionamento, sem ficar chorando pela ponte quebrada.

Depois é necessário procurar uma nova rota para a construção. Nós mudamos com o tempo, com as situações e isso exige que procuremos onde podemos reconstruir nosso relacionamento. Encontrar coisas que gostamos de fazer juntos, falar o que nosso coração deseja, olhar o outro para conhecê-lo nesta nova etapa.

Por fim, construir com material mais resistente, verificando aquilo que tem que ser mudado do projeto inicial. Nossos relacionamentos mudam, nós mudamos, e isto se torna um desafio no sentido de desenvolver o amor neste novo cenário.

Não se esqueça de cuidar da manutenção da ponte. Verifique sempre se há rachaduras, infiltrações, e conserte antes da ponte cair.

Mas... ao final da passarela encontramos algo maravilhoso. Acredito, e tenho experimentado, que existe prazer, alegria, companheirismo, beleza, tudo isso a ser vivido a dois, mas para isso precisamos atravessar a ponte!!!





2 comentários:

  1. Lidia amada, que Deus a abençoe e a ilumine cada dia mais. Que Ele continue te dando de presentes estes textos maravilhosos para edificar as nossas vidas... Fui tremendamente tocada por este texto. Gde Bju, e que 2011 seja um amo de mtas felicidades e realizações de sonhos debaixo da vontade e Graça do Senhor. Ti amuh.

    ResponderExcluir
  2. Não podemos esquecer que essa nova reconstrução, devemos pedir ajuda do maior especialista em construí Pontes que é Deus, Ele vai nos dá a direção correta, pra que essa ponte seja firme e forte, para superar, as tempestade do dia a dia.

    ResponderExcluir