terça-feira, 31 de agosto de 2010

OLHANDO ESTRELAS

Dois homens olharam através das grades da prisão;
um viu a lama, o outro as estrelas. (Santo Agostinho)

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz (Mateus 6: 22)

É interessante como nosso olhar faz diferença em nosso viver. Você já ouviu a história do copo meio cheio ou meio vazio? O mesmo objeto, visto por olhos diferentes terá uma análise diferente: meio cheio ou meio vazio.
É interessante como o olhar muda com o passar do tempo.
No namoro parece que usamos lentes de aumento para qualidades e até para as possibilidades. Estes dias alguém me disse algo que me fez pensar que estas lentes no namoro podem atrapalhar na decisão do casamento,  pois pode levar a casar com alguém que está longe de ser o copo meio cheio. Este é  o tempo de pedirmos que Deus nos dar sua visão quanto ao que deseja de nossa vida e futuro.
Mas a convivência parece que possui a capacidade de embaçar o nosso olhar e  com o decorrer dos dias as lentes só nos mostram o lado negativo das pessoas. É interessante que permitimos que nossos olhos olhem para o outro com orgulho e desdém e aquilo que não era tão ruim com o passar do tempo torna-se insuportável.
Para a caminhada a dois é fundamental como olhamos para o outro. Se através da grade da rotina, do cansaço, das diferenças, olharmos e vermos só lama, o que nos restará?
Mas e quando decidimos olhar as estrelas? A lama ainda estará lá, a nossa espera. Mas vemos que as vezes passaremos pela lama para vislumbrarmos a beleza das estrelas. Você já se deitou ao chão e olhou para um céu estrelado? Me lembro de quando nos mudamos para o interior e nos sentávamos a noite para olhar o céu, que paz, que tranquilidade.
Assim é com nosso conjuge. Se passarmos dia após dia vendo a lama que suja seu caráter, ou que respinga na sua roupa, estaremos fadados a decepção, rancor, amargura, pois quem de nós não tem suas lamas? O que tenho percebido é que quando decidimos olhar só os defeitos, só as falhas, nosso olhar fica míope para as qualidades.
Porém quando decidimos que nosso olhar será bom como o de Deus, veremos as qualidades, as possibilidades; retornaremos àquilo que tanto nos encantou no outro. Voltaremos ao olhar da apreciação, do encanto, da admiração. Quando olhamos o outro assim, abrimos a possibilidade de que ele produza mais, se desenvolva e nos traga mais estrelas para brilhar em nossa vida.
Olhar o nosso casamento com as lentes de Deus, significa que Ele, que tudo pode, vai gerar sua visão do que pode ser nossa vida a dois quando deixamos a Luz de Cristo clarear nosso olhar.
Olhe para seu conjuge hoje, busque e encotre as estrelas, você vai ficar surpreso quanto de beleza ainda existe. E se você só consegue ver lama, olhe para aquele que tudo pode: Deus e experimente seu poder em transformar lama em ser humano!